segunda-feira, 22 de março de 2010

Gravidas e infectadas


Hoje, a AIDS atinge milhares e milhares de pessoas em todo o mundo. A principal forma de transmissão da doença é através do ato sexual sem preservativos. Mesmo com as campanhas realizadas com o objetivo de nos alertar sobre o assunto, grande parte do público não tem tomado o devido cuidado para se proteger deste problema.




Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos tornaram esta realidade ainda mais preocupante. Eles revelam que as mulheres são mais vulneráveis ao vírus HIV. Segundo a equipe do Hospital Geral de Massachusetts, a molécula receptora envolvida no reconhecimento deste microorganismo responde de maneira distinta no público feminino.



As pesquisas americanas focaram-se nas células dendríticas plasmocitóides encontradas no sistema imunológico e uma das primeiras a reconhecer a AIDS em nosso corpo. Nas mulheres, pôde-se observar que uma grande quantidade destas células são infectadas e desativadas logo quando entram em contato com o HIV.



Isso acaba facilitando o desenvolvimento da doença, fazendo com que o seu progresso seja muito mais rápido. Estas descobertas poderão auxiliar na busca por novos tratamentos na luta contra a AIDS. Entretanto, não podemos nos esquecer de que a prevenção continua sendo o melhor remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário